Selo dos Correios sobre Abelhas é lançado na Ufersa

Mossoró entrou na lista das seis cidades brasileiras a receber o lançamento oficial de uma coleção de selos dos Correios em homenagem às Abelhas. A série “Abelhas Brasileiras Melíponas – Abelhas sem ferrão” foi lançada na manhã desta sexta-feira, dia 22, no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufersa, devido à importância dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da Universidade sobre o inseto.
A coleção destaca a imagem de seis espécies pela sua originalidade e importância para a preservação do equilíbrio ecológico e a exploração sustentável da meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). São elas: Uruçu do Chão, Uruçu Amarela, Jandaíra, Iraí, Jataí da Terra e Jati. Os interessados e colecionadores de selos postais já podem adquiri-lo a partir da próxima segunda-feira, dia 25, nas Agências dos Correios de Mossoró.
O gerente comercial dos Correios no RN, Marco Antônio Silva ressaltou, no entanto, que o impresso também estará disponível nas agências de todo Brasil e mais: peças idênticas passarão a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília. “Esse acontecimento se justifica pela importância das Abelhas no ecossistema”, argumento ele.
No momento mais importante da solenidade, o gerente comercial, seguido do reitor José de Arimatea de Matos, dos professores especialistas no estudo com abelhas Dirk Koedam e Lionel Gonçalves e um produtor convidado da região Oeste Potiguar obliteraram (carimbaram) as primeiras edições do selo, que irá circular com tiragem de 720 mil unidades.
Além de Mossoró, também estão no circuito do lançamento as cidades de Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Poços de Caldas/MG e Teresina/PI. Os selos foram criados por José Carlos Braga, que utilizou as técnicas de quadricromia com aplicação serigráfica de verniz aromático e computação gráfica. As peças também podem ser adquiridas Loja Virtual dos Correios e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.