Prefeitura adere oficialmente à rede social cidadã

Na manhã desta terça-feira (05), a Prefeitura do Natal aderiu oficialmente a Colab.re, uma rede social para a cidadania que faz a ponte entre o cidadão e o poder público. Nesta mais nova ferramenta disponibilizada as solicitações para a solução dos problemas nas ruas, bairros e comunidades de Natal, relacionadas à iluminação pública, saneamento básico, limpeza urbana, melhorias em calçadas e trânsito, entre outras áreas, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços da cidade estão ao alcance de um clique. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.
A utilização da plataforma é simples e fácil. O usuário baixa o aplicativo, cria a sua conta e já pode utilizar o sistema. No Colab.re o cidadão registra o problema da cidade com um foto, posta na rede social, a Prefeitura do Natal (através da Ouvidoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Comunicação) recebe essa demanda, se a solicitação for da alçada da gestão municipal repassa o problema para o órgão responsável e uma resposta é enviada para o usuário que fez a reclamação. Com a adesão oficial da Prefeitura ao aplicativo, um relatório mensal com todas as marcações envolvendo a administração municipal será repassado para que a gestão planeje suas ações e solucione de uma forma mais ágil os problemas nas mais diversas comunidades da capital potiguar.
O secretário municipal de Comunicação Social, Heverton de Freitas, destacou a importância da adesão da Prefeitura a Colab.re, lembrando que cada vez mais as pessoas estão conectadas e  esse hábito tem feito com que os poderes públicos tenham um olhar cada vez maior para essas novas ferramentas, o que a atual administração municipal tem procurado fazer. Heverton comentou sobre a forte presença institucional da gestão nas principais redes sociais com perfis consolidados no Facebook, Twitter e Instagram. Além disso, a Prefeitura possui o perfil @156 no Twitter para informar sobre as condições do trânsito na cidade, o @ViverNatal que é um perfil mais voltado para ações de turismo e ainda atua no Google Maps com a integração de todas as rotas do sistema público de transporte disponíveis para os cidadãos.
O titular da Secom disse ainda que esse novo aplicativo chega para integrar ainda mais o natalense a administração municipal, reforçando o caráter democrático e transparente da gestão do prefeito Carlos Eduardo: “Esse é um passo importante para a Prefeitura. Aproxima mais o cidadão do governo e as respostas para os problemas registrados tendem a sair com mais agilidade”, comentou Heverton.
O Ouvidor Geral do Município, Junior Grafith, também esteve presente na apresentação oficial do aplicativo e falou sobre o trabalho do órgão na administração de todos esses dados recebidos através da nova ferramenta. Ele disse que uma equipe com três servidores já foi treinada para operar o perfil da Prefeitura no Colab.re para atender as solicitações dos usuários no menor tempo possível: “O aplicativo chega em um bom momento e vai facilitar ainda mais essa relação gestão/cidadão”, pontuou.
Paulo Pandolfi é o co-fundador da rede social e veio a Natal para apresentar a tecnologia. A ferramenta nasceu em 2013 e é reconhecida internacionalmente. Recebeu o prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo no mesmo ano e no ano passado ficou entre o top 5 da Organização das Nações Unidas na categoria aplicativos de participação popular e governo. A rede social está presente 1.500 municípios do Brasil e mais de 70 governos municipais aderiram oficialmente a ela: “Temos exemplos de muito sucesso por onde passamos e não tenho dúvidas que esse estilo de gestão colaborativa vai funcionar aqui na capital potiguar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.