Parque da Cidade promove curso sobre meio ambiente para professores do município

5parque-NatalMais do que preservar o meio ambiente, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte trabalha a conscientização da população que mora no entorno da Unidade de Conservação e esse trabalho vem sendo feito, também, junto às escolas da rede municipal de ensino para que chegue às crianças e seus familiares. Os professores das Escolas Municipais  foram convidados a participar do curso “Introdução à Educação Ambiental como Estratégia para a Conservação”, com carga horária de 16 horas e foi realizada durante o mês de abril.
A proposta do curso é contribuir com a formação de professores como agentes multiplicadores em Educação Ambiental e apresentar o Parque da Cidade como espaço a ser utilizado pelas escolas como instrumento no processo de educação ambiental.
“Este foi o primeiro, foi a nossa experiência e queremos dar continuidade. Vamos melhorar a metodologia aplicada, vamos aproveitar algumas sugestões dos professores/alunos para os próximos cursos”, explica a chefe do setor de Educação Ambiental, ecóloga Jamila de Freitas Brasil.
Ao final do curso, os alunos fizeram uma caminhada pela trilha até a Cidade Nova para entender o funcionamento do Parque e sua função junto à comunidade. Cada professor/aluno recebeu um certificado de participação. O professor James Fernandes Medeiros disse que o curso foi proveitoso e que abriu-lhe os olhos para o meio ambiente e a importância da preservação. Ele já promove algumas ações como caminhada, teatro e coleta seletiva na escola, mas sentia falta de um curso que desse embasamento para essas ações. “Vamos melhorar ainda nosso trabalho, vamos multiplicar o que vimos e ouvimos aqui no Parque, porque não tem sentido ficar com esse conhecimento apenas para nós”, exemplificou.
A professora Francigleide Pereira de Souza divide a mesma opinião do colega e alerta para o sentido de não esperar apenas pelo poder público como agente na preservação do meio ambiente. “Nós, como pedagogos, devemos transformar a nossa metodologia do estudo das ciências na sala com aulas práticas sobre o meio ambiente. Não temos que esperar só o poder público, temos que fazer a nossa parte”, alertou.
Professores relataram a dificuldade de promover ações pelo meio ambiente junto às escolas, por causa da falta de consciência e de compromisso de alguns professores e alunos. “Nós temos a ideia, temos vontade de fazer, temos o espaço e esbarramos na falta de vontade de algumas pessoas”, disse um deles.
O Centro de Educação Ambiental do Parque da Cidade já está agendando novas turmas. Os interessados podem ligar para o número 3232-3074 e fazer a inscrição.

Faça um comentário, sua opinião é muito importante para nós.