FIERN inaugura escritório da Câmara de Comércio Alemã no RN e assina convênio de capacitação

Foto: Filipe Bruno
Foto: Filipe Bruno

Por Jô Lopes
Em evento realizado na Casa da Indústria, a Câmara de Comércio Brasil Alemanha (AHK) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) assinaram, na tarde desta quinta-feira (23), o acordo de cooperação que oficializa a inauguração do escritório da AHK no Estado e também o convênio para qualificação profissional com instituições da Alemanha. A solenidade contou com a presença do Presidente do Parlamento do Estado da Renânia Palatinado, Joachim Bernd Mertes.
Em seu discurso de abertura o Presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, falou sobre as potencialidades do RN e sobre a importância da parceria com o Estado alemão da Renânia Palatinado. “Viemos de um longo processo de formação de parceria que foi liderado pelo Cônsul Honorário Axel Geppert, agora temos o privilégio de ter um escritório da Câmara aqui. Hoje somos um pouco da Renânia fora da Alemanha”, disse.
A Vice-governadora e Secretária de Economia, Proteção Climática, Energia e Planejamento do Estado da Renânia-Palatinado, Eveline Lemke, informou que o vai investir um orçamento de R$ 1 milhão de reais na área da capacitação profissional.  “Somos um país carente de mão-de-obra qualificada e esperamos que com esse acordo possamos contribuir para a formação de profissionais do RN”. Ela enfatizou ainda que será satisfatório receber profissionais qualificados em seu país.
O convênio é financiado pelo Governo da Alemanha e foi assinado entre o SENAI-RN, a AgroScience, HWK Trier e OKo-Domo, visando a qualificação de mão-de-obra na construção civil. Pelo convênio, serão oferecidos cursos de qualificação em Natal e na Alemanha. O detalhamento da parceria foi apresentado pela Diretora Regional do SENAI, Roseanne Albuquerque.
Sobre o “Ponto de Contato”, o Diretor Executivo Adjunto da Divisão de Energias Renováveis da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha explicou os motivos da instalação do escritório no RN. “O Rio Grande do Norte tem grandes possibilidades de cooperação nas áreas de energias renováveis, turismo e qualificação profissional, por isso estamos aqui”, explicou o Diretor que também elogiou as dimensões territoriais do Brasil. “Todos os países da Europa cabem no Brasil”. A apresentação do escritório  foi feita por Sofie Wilms, funcionária alemã no CIN/FIERN.
Após a assinatura do acordo e do convênio foi realizado o descerramento da placa de inauguração do escritório que é o primeiro da Câmara no Nordeste e vai funcionar juntamente com o Centro Internacional de Negócios da FIERN.
RENÂNIA-PALATINADO – Os representantes da Câmara de Comércio presentes ao evento explicaram que Renânia é uma das mais dinâmicas regiões da Alemanha, com um bom relacionamento tradicional com os três países vizinhos: França, Luxemburgo e Bélgica. Os produtos oriundos do estado têm grande demanda tanto nos mercados nacionais como nos internacionais. A Renânia-Palatinado é campeã de exportação entre os estados alemães e produz todo ano diversos vinhos premiados.