Contribuintes devem organizar documentos com antecedência para declarar Imposto de Renda

Mdc69buw_400x400.pngA entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física só começa em março, mas especialistas recomendam que os contribuintes devem organizar a documentação com antecedência. Dessa forma, é possível evitar erros no preenchimento que podem incluir o cidadão na malha fina. “A organização previne problemas e atrasos no momento da entrega, por isso é importante manter guardados e separados os documentos necessários para a declaração”, alerta Karina Dias, diretora e sócia da Rui Cadete Consultores.

O governo ainda não anunciou as regras deste ano, mas a contadora antecipa que será obrigado a declarar quem tiver recebido renda tributável acima de R$ 26.816,55 em 2014. Enquanto aguarda confirmação, o contribuinte já pode se programar juntando comprovantes de renda, compra ou venda de bens, despesas com saúde ou educação, assim como exigir das empresas e instituições financeiras os informes de rendimentos, que devem ser disponibilizados até 28 de fevereiro.

Karina Dias destaca o auxílio da assessoria contábil como grande aliado neste momento. “Muitas vezes o contribuinte fica em dúvida sobre o que precisa ou não entrar na declaração e isso pode ser facilmente esclarecido pelo contador”, defende.

Faça um comentário, sua opinião é muito importante para nós.