Antigos Carnavais fará homenagens a artistas

Estão a todo vapor os preparativos para o carnaval de rua em Natal com a Banda Antigos Carnavais. Na ocasião, os artistas Glorinha Oliveira, Fernando Towar e Jarbas do Acordeon receberão os troféus “Disco de Ouro da Banda Antigos Carnavais 2015”, pela valorosa contribuição à cultura musical potiguar. Além disso, eles participarão da festa, cantando e tocando em meio ao público antes da saída do percurso.
“Trazer alegria e emoção às pessoas e manter viva a memória em prol daqueles que deram contribuições em prol da cultura do estado”, essa é a proposta da ONG Movimento Cultural Antigos Carnavais, segundo o seu idealizador, o folclorista Gutenberg Costa. Desde que começou a pesquisar a história do carnaval potiguar, recolher recortes antigos da imprensa e reunir imagens e depoimentos, percebeu a necessidade de enfatizar a memória viva da cultura potiguar: “O reconhecimento ao valor do artista deve ser dado em vida. É o caso dos homenageados deste ano, que engrandecem e promovem a cultura brasileira, sobretudo a do estado”, afirmou Gutenberg Costa.
A festividade com a Banda Antigos Carnavais acontecerá no próximo dia 14 de fevereiro. Com início às 13h30 e término às 19h. A concentração será no Bar do Zé Reeira (Cidade Alta), com a banda de 40 músicos, carro de som, num percurso pelas ruas do bairro até a Ribeira.
ESTRUTURA – Para dar conta de um público crescente, cerca de cem pessoas trabalham na organização do Movimento. Boa parte atua de forma voluntária. Há uma equipe de 30 cordeiros, banda de 40 músicos, 10 seguranças a paisana, apoio da Polícia Militar, carro de som e apoio. Em meio aos foliões estarão estandartes e a boneca gigante “Embaixatriz Severina”, que homenageou (em vida) uma personagem popular conhecida das ruas do centro de Natal, na década de 60.
FANTASIAS – Vir fantasiado só trará mais diversão ao evento. As melhores fantasias concorrerão a 14 premiações. O critério será a originalidade e as escolhas serão democráticas, feitas pelo público e organização do carnaval.
ENSAIO GERAL – Os foliões já poderão se divertir no ensaio geral, quer acontece no primeiro sábado de fevereiro (7), no Bar do Zé Reeira. O evento é gratuito e aberto ao público que deseja realmente incorporar o sentido carnavalesco.
PROGRAMAÇÃO:
07 de fevereiro- 12h30- Ensaio Geral –  Local: Bar do Zé Reeira, Cidade Alta. Espaço Cultural Ruy Pereira, avenida Rio Branco.
14 de fevereiro: Carnaval de Rua – Banda Antigos Carnavais 2015
13h30: Concentração: Bar do Zé Reeira- Espaço Cultural Ruy Pereira – Cidade Alta
15h: Saída
15h40: Passagem pelo Bar do Nélio- Rua Vigário Bartolomeu/ Ulisses Caldas – Cidade Alta
16h10: Passagem pelo Bar do Relógio do Sesc- Cidade Alta
17h30: Chegada: Bar do Djalma – Rodoviária velha/ Praça Augusto Severo- Ribeira.
19h: Encerramento (músicas carnavalescas ambiente)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.