Abril Verde alerta sobre prevenção de acidentes de trabalho

Abril Verde alerta sobre prevenção de acidentes de trabalho

A Justiça do Trabalho está preparando uma série de ações para marcar o Abril Verde, mês dedicado a conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

Durante todo o mês de abril, o prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) ficará iluminado, à noite, de verde.

Uma programação especial, fruto da parceria do TRT-RN com a Livraria Saraiva (Midway Mall), reunirá especialistas em Direito do Trabalho para discutir temas relacionados à saúde e à segurança do trabalho.

O primeiro desses encontros será realizado no próximo dia 10 de abril (quarta-feira), às 19h, com um debate sobre o tema A vida tem preço? Valor do Dano Moral em Acidente de Trabalho, com o Desembargador Bento Herculano Duarte Neto (Professor UFRN) e o Advogado Venceslau Carvalho (Professor UNP).

Números

O mês de abril foi escolhido como marco para essa mobilização em razão de um grande acidente ocorrido numa mina no estado da Virgínia (EUA) em 1969.

Desde 2005, o Brasil tem no calendário oficial o dia 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Pelo menos um trabalhador morre a cada 15 segundos por causas relacionadas ao trabalho no mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A cada ano, dois milhões de pessoas morrem no mundo por doenças resultantes das atividades desempenhadas no trabalho, as chamadas doenças ocupacionais, e mais de 320 mil sofrem acidentes de trabalho fatais.

O Brasil é o quarto país do ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Em 2017, 2.096 pessoas perderam a vida durante o trabalho, o que resulta em uma morte a cada quatro horas. Foram mais de 550 mil acidentes no período.

Back to Top - para cima
%d blogueiros gostam disto: