Abdib realiza fórum sobre infraestrutura em Brasília dias 21 e 22 de maio

Entre os dias 21 e 22 de maio de 2019, a Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) promove em Brasília o Abdib Fórum 2019 – Estratégia para a Retomada da Infraestrutura. O evento, gratuito, será realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 e reunirá líderes dos Três Poderes da República e governadores para discutir políticas importantes para a recuperação dos investimentos em infraestrutura necessários para impulsionar o desenvolvimento econômico e social. Presidentes de grandes companhias investidoras contribuirão com os debates e moderação, indicando aspectos essenciais para a retomada sustentável dos investimentos.

O fórum já tem 30 autoridades públicas confirmadas, de um total de 40 convidadas, incluindo os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF), que participarão de um painel inaugural sobre a harmonia necessária para a condução das agendas da infraestrutura e do crescimento econômico.

Ainda no primeiro dia, haverá um painel para avaliar as transformações nos modelos de financiamento dos investimentos em infraestrutura que são esperados para os próximos anos. A sessão incluirá avaliações sobre o fortalecimento necessário das estruturas de garantias para suportar os investimentos e a melhoria da segurança jurídica. Presidentes de bancos públicos e de fomento e do TCU estão confirmados para o debate.

Três painéis paralelos abordam as diretrizes para aprimorar o ambiente de negócios nos setores de transportes, energia e saneamento básico, com ministros, secretários, presidentes de empresas estatais e demais autoridades já confirmadas. Em seguida, o primeiro dia será encerrado com uma sessão plenária sobre planejamento de longo prazo, desenvolvimento sustentável e meio ambiente que, da mesma forma, contará com a participação de ministros, secretários e demais autoridades. 

Segundo dia – O segundo dia do fórum começa com uma sessão sobre competitividade, produtividade, indústria, reformas e comércio exterior – políticas essenciais para a geração de empregos. Autoridades das áreas econômicas já estão confirmadas para as discussões, que reservará palestra sobre as perspectivas da reforma previdenciária para a recuperação dos investimentos públicos e privados na infraestrutura. Após o almoço, nova sessão plenária contará com a presença de governadores para a apresentação de ações e projetos previstos em programas de concessões e PPPs para atrair o investimento privado.

Nos dois dias, estão programados almoços com palestras sobre temas relevantes para a recuperação dos investimentos no setor. No primeiro dia, o convidado especial é o ministro da Justiça, Sergio Moro. No segundo dia, General Carlos Alberto dos Santos Cruz, ministro da Secretaria de Governo.

Propostas – O Brasil investiu, em média, 1,7% do PIB na infraestrutura nos últimos três anos – e nunca investiu mais que 2,5% nos últimos 15 anos. Mas precisa investir 4,3% do PIB por dez anos seguidos para remover gargalos que dificultam o avanço da produtividade e o desenvolvimento econômico e social. Adaptar a infraestrutura brasileira ao que existe de fronteira tecnológica demandaria esforço ainda maior.

O seminário é uma das estratégias da Abdib para engajar os setores públicos e privados em torno de diretrizes e sugestões incluídas na Agenda de Propostas para a Infraestrutura 2018, produzida para dialogar durante e depois do processo eleitoral do ano passado. Para conhecer o documento, acesse https://www.abdib.org.br/agenda-de-propostas.

Para inscrições e programa atualizado, acesse https://www.abdib.org.br/abdibforum2019/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *